Jorge Rodríguez Pérez.
15 Março 2021

Estudante da Universidade de Oviedo colabora com o projeto Sentinelas da Palombar

O estudante espanhol Jorge Rodríguez Pérez, da Universidade de Oviedo, em Espanha, está a realizar um estágio na organização não governamental de ambiente Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural, ao abrigo do Programa Erasmus+ da União Europeia (UE).

Licenciado em Biologia por aquela instituição de ensino superior espanhola, os trabalhos a desenvolver por Jorge Rodríguez Pérez durante o seu estágio na Palombar centrar-se-ão principalmente no projeto Sentinelas - Rede de Monitorização de Ameaças para a Fauna Silvestre, mas também irá integrar as ações da organização enquadradas nos seus vários projetos e atividades. O estágio terá uma duração de cinco meses e decorre entre 1 de fevereiro e 2 de julho de 2021.

O estudante, que concluiu recentemente a sua licenciatura, ainda durante o curso, desenvolveu um interesse especial pela avifauna, tendo direcionado a sua linha de trabalho académico para o estudo das aves necrófagas.

O projeto Sentinelas está a criar uma rede robusta e alargada de monitorização de ameaças para a fauna silvestre relacionadas sobretudo com o furtivismo, com o propósito de combater de forma mais eficaz este grave problema e aumentar o conhecimento nesta área, bem como otimizar a gestão e a conservação da biodiversidade.

Os principais objetivos deste projeto são: 1) monitorizar, através da marcação com dispositivos GPS, espécies sentinelas que normalmente são afetadas por diversas formas de perseguição ilegal, bem como por outro tipo de ameaças - esta rede conta já com 12 grifos (Gyps fulvus) marcados com emissores GPS; 2) avaliar a vulnerabilidade das espécies de fauna silvestre ao uso ilegal de venenos e 3) analisar os níveis de tolerância de diferentes grupos de interesse relativamente às espécies de fauna silvestre.

Em 2019, a Palombar celebrou um protocolo de colaboração com a Fundação Universidade de Oviedo (FUO), com vista ao desenvolvimento de vários projetos na área da conservação da natureza e da biodiversidade, em parceria com esta instituição de ensino superior.

No âmbito deste protocolo, a Palombar visa desenvolver vários projetos técnico-científicos nas áreas da gestão e conservação da fauna silvestre. Atualmente, já estão a ser implementados diversos projetos em colaboração com esta universidade, nomeadamente na área da conservação de espécies de aves necrófagas e no campo das perceções sociais sobre estas espécies. 
  • Jorge Rodríguez Pérez.
    Jorge Rodríguez Pérez.
  • Jorge Rodríguez Pérez e João Santos, biólogo Ph.D. da Palombar.
    Jorge Rodríguez Pérez e João Santos, biólogo Ph.D. da Palombar.