This site uses cookies if you continue you're accepting it close

Sentinelas

  • Projeto
    • Por que a criação de uma rede de espécies-sentinelas é fundamental?
  • Territórios
  • Espécies
    • O que são espécies-sentinelas?
    • Grifo

      • Radar
      • Sentinelas em Ação
      • Partilhe informação
  • Sensibilização
    • Ameaças para a fauna silvestre
    • Educação e sensibilização
    • Atividades
  • Notícias
  • Conteúdos
  • pt / en
Projeto Sentinelas: livro revela estratégias de combate ao furtivismo no país e aborda procedimentos do novo protocolo do Programa Antídoto Portugal

Projeto Sentinelas: livro revela estratégias de combate ao furtivismo no país e aborda procedimentos do novo protocolo do Programa Antídoto Portugal

O livro (e-book) “Estratégias de Combate ao Uso Ilegal de Venenos em Portugal”, editado pela organização não governamental de ambiente Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural, no âmbito do projeto Sentinelas – Rede de Monitorização de Ameaças para a Fauna Silvestre, acaba de ser lançado publicamente e revela as estratégias atuais de combate ao furtivismo no país, com foco na luta contra o uso ilegal de venenos, abordando também todos os procedimentos que constam do Novo Protocolo do Programa Antídoto Portugal. O livro está disponível gratuitamente no site da Palombar (www.palombar.pt) e do projeto Sentinelas (www.sentinelas.pt).
ler +
  • Grifos marcados em Montesinho reforçam rede Sentinelas contra o furtivismo

    Grifos marcados em Montesinho reforçam rede Sentinelas contra o furtivismo

    O jornal Público acompanhou a equipa do projeto Sentinelas - Rede de Monitorização de Ameaças para a Fauna Silvestre que esteve no Parque Natural de Montesinho nos dias 30 e 31 de outubro de 2020 para marcar grifos com dispositivos GPS para integrar a rede de espécies sentinelas contra o furtivismo. 
    ler +
  • Projeto Sentinelas reforçado para criar Rede de Monitorização de Ameaças para a Fauna Silvestre

    Projeto Sentinelas reforçado para criar Rede de Monitorização de Ameaças para a Fauna Silvestre

    O Fundo Ambiental - Ministério do Ambiente e da Ação Climática aprovou, em setembro de 2020, a candidatura/projeto da Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural intitulada "Avaliação da Vulnerabilidade da Fauna Silvestre ao Uso Ilegal de Venenos e Reforço da Rede de Sentinelas contra o Furtivismo", a qual tem como parceira a Universidade de Oviedo, em Espanha.
    ler +
  • Projeto Sentinelas: espetáculo 'Ensaio dos Abutres' da Peripécia Teatro estreia a 25 de setembro em Vila Real

    Projeto Sentinelas: espetáculo 'Ensaio dos Abutres' da Peripécia Teatro estreia a 25 de setembro em Vila Real

    O espetáculo “Ensaio dos Abutres”, uma criação original da Peripécia Teatro e que resulta de uma coprodução com a organização não governamental de ambiente (ONGA) Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural, estreia a 25 de setembro no espaço A Cena, em Vila Real. O espetáculo pretende sensibilizar a comunidade para a preservação das aves necrófagas.
    ler +
  • Espanha: autoridades investigam maior caso de envenenamento de aves dos últimos anos em Castela e Leão

    Espanha: autoridades investigam maior caso de envenenamento de aves dos últimos anos em Castela e Leão

    O maior caso de envenenamento envolvendo espécies de aves selvagens ocorrido nos últimos anos na comunidade autónoma espanhola de Castela e Leão foi registado pelas autoridades espanholas na localidade de Wamba, em Valladolid, no dia 28 de julho. No total, morreram envenenados pelo menos 29 milhafres-pretos (Milvus migrans), dois milhafres-reais (Milvus milvus) e uma águia-de-asa-redonda (Buteo buteo). 
    ler +
  • Grifo Balseiro fez mais de 400 km num só dia, voou a 112 km/h e atingiu uma altitude de 3 093 metros

    Grifo Balseiro fez mais de 400 km num só dia, voou a 112 km/h e atingiu uma altitude de 3 093 metros

    O grifo Balseiro foi marcado com dispositivo GPS-GSM e anilhas PVC e metálica no dia 23 de julho de 2020 na Zona de Proteção Especial (ZPE) Rios Sabor e Maçãs da Rede Natura 2000, no âmbito do projeto 'Sentinelas - marcação e seguimento de grifos Gyps fulvus como ferramenta de combate ao uso ilegal de venenos em Portugal', e já revela que a sua área de prospeção de alimento e deslocação é bastante alargada. Em cinco dias de viagem, entre os dias 27 e 31 de julho, fez mais de 1 200 km, dos quais mais de 400 km num só dia e em cerca de seis horas, e atingiu uma velocidade máxima registada de 112 km/h e uma altitude máxima de 3 093 metros.
    ler +
  • Projeto Sentinelas já conta com 13 grifos marcados para detetar ameaças contra a biodiversidade

    Projeto Sentinelas já conta com 13 grifos marcados para detetar ameaças contra a biodiversidade

    A rede de sentinelas de combate ao uso ilegal de venenos e outras ameaças para a biodiversidade criada no âmbito do projeto Sentinelas conta já com 13 grifos marcados com dispositivos GPS-GSM e/ou anilhas. Ao todo, desde o início do projeto, em 2019, foram colocados emissores GPS-GSM e anilhas em dez indivíduos e apenas anilhas noutros três.
    ler +
  • Alerta dado pela Palombar permite resgate de grifo morto em linha elétrica com intervenção do ICNF e EDP Distribuição

    Alerta dado pela Palombar permite resgate de grifo morto em linha elétrica com intervenção do ICNF e EDP Distribuição

    A monitorização de aves com hábitos alimentares necrófagos realizada pela Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural no âmbito de vários projetos, nomeadamente do Sentinelas - proteção da biodiversidade e dos ecossistemas, LIFE Rupis e ConnectNatura, permitiu detetar, no dia 10 de julho de 2020, a presença de um cadáver de grifo (Gyps fulvus) preso numa linha elétrica de média tensão, na freguesia de Bruçó (concelho de Mogadouro), no Parque Natural do Douro Internacional (PNDI).
    ler +
  • Espanha: relatório conclui que uso ilegal de venenos tem impacto muito grave sobre a biodiversidade

    Espanha: relatório conclui que uso ilegal de venenos tem impacto muito grave sobre a biodiversidade

    O relatório 'O Veneno em Espanha - Evolução do envenenamento de fauna silvestre (1992-2017)', que acaba de ser publicado, revela que, em 25 anos, entre 1992 e 2017, foi confirmada a morte devido ao consumo de iscos envenenados de 21 260 animais.
    ler +
  • Milhafre-real que nidifica em França fez cerca de 1 500 km para passar o inverno no Nordeste de Portugal

    Milhafre-real que nidifica em França fez cerca de 1 500 km para passar o inverno no Nordeste de Portugal

    Um milhafre-real (Milvus milvus) que nidifica em França percorreu uma distância de cerca de 1 500 quilómetros para passar o inverno no Nordeste Transmontano, onde encontra condições mais favoráveis de alimentação e clima durante esta estação do ano.
    ler +
  • Projetos Sentinelas e ConnectNatura: alunos/as do 8.º e 4.º anos do agrupamento de Escolas de Miranda do Douro aprendem sobre as aves necrófagas

    Projetos Sentinelas e ConnectNatura: alunos/as do 8.º e 4.º anos do agrupamento de Escolas de Miranda do Douro aprendem sobre as aves necrófagas

    As atividades de educação ambiental dos Programas Escolares dos projetos Sentinelas e ConnectNatura da Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural direcionadas para os/as alunos/as do 8.º e 4.º anos do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro EB1 e EB23/S foram realizadas nos dias 17, 18 e 20 de fevereiro.
    ler +
  • Ações do Programa Escolar do projeto Sentinelas sensibilizam alunos de Miranda do Douro para importância das aves necrófaga

    Ações do Programa Escolar do projeto Sentinelas sensibilizam alunos de Miranda do Douro para importância das aves necrófaga

    Os alunos/as do 4.º ano do Primeiro Ciclo do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro EB1 foram os primeiros a serem sensibilizados para a importância das aves necrófagas, no âmbito das atividades do Programa Escolar desenvolvidas pela Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural ao abrigo dos projetos de conservação da natureza Sentinelas e ConnectNatura, que têm financiamento do Fundo Ambiental - Ministério do Ambiente e da Transição Energética.
    ler +
  • Projeto Sentinelas: jornada técnica debate estratégias de combate ao uso ilegal de venenos

    Projeto Sentinelas: jornada técnica debate estratégias de combate ao uso ilegal de venenos

    A Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural organizou, no âmbito do projeto Sentinelas, a jornada técnica intitulada “Estratégias de Combate ao Uso Ilegal de Venenos em Portugal”, que teve como objetivo reunir as entidades que têm vindo a trabalhar nesta área e debater as linhas estratégicas para fazer face a esta ameaça à conservação da biodiversidade e dos ecossistemas, e à saúde humana.  
    ler +
  • Folheto Mitos & Verdades sobre os Abutres esclarece ideias incorretas sobre estas espécies

    Folheto Mitos & Verdades sobre os Abutres esclarece ideias incorretas sobre estas espécies

    A Palombar - Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural editou, no âmbito do projeto 'Sentinelas - marcação e seguimento de grifos Gyps fulvus como ferramenta de combate ao uso ilegal de venenos em Portugal', o folheto intitulado 'Mitos & Verdades sobre os Abutres'.
    ler +
  • Projeto Sentinelas: já há cinco grifos com dispositivos GPS

    Projeto Sentinelas: já há cinco grifos com dispositivos GPS

    A rede de sentinelas de combate ao uso ilegal de venenos que será criada no âmbito do projeto Sentinelas conta já com cinco grifos marcados com anilhas e nos quais foram colocados dispositivos GPS-GSM.  
    ler +
  • Projeto vai criar rede de espécies-sentinelas para combater uso ilegal de veneno em Portugal

    Projeto vai criar rede de espécies-sentinelas para combater uso ilegal de veneno em Portugal

    A Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural vai implementar o projeto ‘SentinelaS – marcação e seguimento de grifos Gyps fulvus como ferramenta de combate ao uso ilegal de venenos em Portugal’, o qual foi aprovado e é financiado pelo Fundo Ambiental – Ministério do Ambiente e da Transição Energética. Este projeto é realizado em territórios da Rede Natura 2000, em parceria com a Universidade de Oviedo (Espanha). O grifo será a primeira espécie-sentinela da rede de espécies-sentinelas que a associação pretende criar para combater ameaças à biodiversidade e aos ecossistemas em Portugal.
    ler +
prevnext

Contactos

  • Antiga Escola Primária,
    5230-232 Uva (Vimioso)
  • palombar@palombar.pt
    +351 926 862 770 | +351 965 875 354

Promotor

Território

Parceiro

Teatro parceiro

Apoio

© Palombar

Subscreva a nossa newsletter!

  • Facebook
  • Twitter