O uso ilegal de venenos

O uso ilegal de venenos

O uso ilegal de venenos é um problema complexo que exige uma abordagem que vai para além da obtenção de dados no terreno e de como este afeta a fauna. É um problema com uma forte componente social e, portanto, só possível de ser combatido eficazmente através da sensibilização dos cidadãos para esta problemática. Apenas cidadãos devidamente informados poderão mobilizar-se para combater esta grave ameaça.
  •  

Educação e sensibilização

Educação e Sensibilização

O projeto Sentinelas contempla a realização de ações de educação e sensibilização para as comunidades locais e escolar sobre o perigo do uso de venenos, quer para a saúde pública, quer para os animais domésticos, fauna silvestre e ecossistemas, bem como sobre a importância ecológica das aves necrófagas e outras ameaças que estas enfrentam.

Essas ações serão realizadas nos municípios abrangidos pelas quatro Zonas de Proteção Especial (ZPE) onde o projeto será implementado e serão dirigidas a diferentes públicos:
• Grupos de interesse específicos, incluindo criadores de gado, caçadores e agricultores, por serem aqueles mais suscetíveis a conflitos com a fauna silvestre;
• Comunidade escolar (alunos/as dos ensinos básico e secundário);
• Público em geral.

Atividades

Atividades

Fique a par das atividades desenvolvidas
no âmbito do projeto Sentinelas e participe! 

Teatro

O teatro é uma ferramenta pedagógica, mobilizadora e transformadora de mentalidades. No âmbito do projeto Sentinelas, as sessões de sensibilização dirigidas a alunos/as dos ensinos básico e secundário e ao público em geral vão contar com uma componente de teatro em comunidade. O objetivo é promover um contexto de partilha e um maior envolvimento dos habitantes locais, o que facilitará a assimilação dos temas tratados. Esta abordagem acrescenta multidisciplinaridade ao projeto e reforça, claramente, a componente da educação e sensibilização, tornando-a mais apelativa e catalisadora de uma cidadania ativa.

A companhia de teatro Peripécia é responsável pela componente de teatro em comunidade do projeto Sentinelas. 

Teatro

Ilustração Zetavares.

Agenda

ver mais