14 Fevereiro 2020

Ações do Programa Escolar do projeto Sentinelas sensibilizam alunos de Miranda do Douro para importância das aves necrófaga

Os alunos/as do 4.º ano do Primeiro Ciclo do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro EB1 foram os primeiros a serem sensibilizados para a importância das aves necrófagas, no âmbito das atividades do Programa Escolar desenvolvidas pela Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural ao abrigo dos projetos de conservação da natureza Sentinelas e ConnectNatura, que têm financiamento do Fundo Ambiental - Ministério do Ambiente e da Transição Energética.

As atividades de educação ambiental foram dinamizadas esta quinta-feira, 13 de fevereiro, na EB1 de Miranda do Douro, pelos técnicos da Palombar Gaëlle Carvalho e Luís Queirós, responsáveis pela componente de educação ambiental daqueles dois projetos.

E porque brincar é um dos melhores métodos de aprendizagem e assimilação de conteúdos, as atividades realizadas tiveram como base conceptual a dinâmica de grupo, a interação ativa, a cooperação, a partilha e o ensino lúdico.

As atividades dinamizadas tiveram como principal objetivo sensibilizar para a conservação e proteção das aves necrófagas de modo a estimular os/as alunos/as e a equipa docente a serem agentes ativos na preservação destas espécies e na minimização dos conflitos entre estas e a comunidade.

Pretendeu-se também dar a conhecer as aves necrófagas em geral e a sua relação com outras espécies; promover o interesse e entendimento acerca do papel crucial que estas aves desempenham nos ecossistemas e quais as ameaças à sua conservação; sensibilizar para o perigo do uso de venenos, quer para a saúde pública, quer para os animais domésticos e para a fauna silvestre; contribuir para a desmistificação e esclarecimento de ideias infundadas acerca das aves necrófagas, possibilitando a mudança de percepção sobre as mesmas, o desenvolvimento do sentido crítico e de atitudes positivas em relação a estas espécies; promover a valorização, respeito e salvaguarda do património natural e da biodiversidade local; desenvolver um sentido de cooperação de alunos/as e professores em causas ambientais, designadamente as que lhe são próximas e potenciar uma consciência ecológica, construindo alicerces para uma cidadania ativa e participativa em prol da defesa da conservação da natureza. 

O projeto Sentinelas

'Sentinelas - marcação e seguimento de grifos Gyps fulvus como ferramenta de combate ao uso ilegal de venenos em Portugal' é um projeto da Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural, financiado pelo Fundo Ambiental – Ministério do Ambiente e da Transição Energética. É desenvolvido em território da Rede Natura 2000 e tem como parceiro a Universidade de Oviedo, em Espanha.

O projeto ConnectNatura

O 'ConnectNatura – Reforço da Rede de Campos de Alimentação para Aves Necrófagas e Criação de Condições de Conectividade entre Áreas da Rede Natura 2000' é um projeto da Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural que tem como objetivo a conservação de espécies estritamente e parcialmente necrófagas que constam do Anexo I da Diretiva Aves e que possuem um estatuto de conservação desfavorável em Portugal, em particular o abutre-preto (Aegypius monachus), o britango (Neophron percnopterus), o grifo (Gyps fulvus) e a águia-real (Aquila chrysaetos). Este projeto é financiado pelo Fundo Ambiental - Ministério do Ambiente e da Transição Energética e tem como parceiro o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Saiba mais em www.connectnatura.pt
  • Alunos/as do 4.º ano da EB1 de Miranda do Douro a construir o puzzle das aves necrófagas. Fotografia Gaëlle Carvalho/Palombar.
    Alunos/as do 4.º ano da EB1 de Miranda do Douro a construir o puzzle das aves necrófagas. Fotografia Gaëlle Carvalho/Palombar.
  • Alunos/as do 4.º ano da EB1 de Miranda do Douro a construir o puzzle das aves necrófagas. Fotografia Gaëlle Carvalho/Palombar.
    Alunos/as do 4.º ano da EB1 de Miranda do Douro a construir o puzzle das aves necrófagas. Fotografia Gaëlle Carvalho/Palombar.
  • Alunos/as a jogar. Fotografia Gaëlle Carvalho/Palombar.
    Alunos/as a jogar. Fotografia Gaëlle Carvalho/Palombar.
  • Alunos/as a jogar. Fotografia Gaëlle Carvalho/Palombar.
    Alunos/as a jogar. Fotografia Gaëlle Carvalho/Palombar.
  • Alunos/as com a t-shirt do projeto ConnectNatura. Fotografia Gaëlle Carvalho/Palombar.
    Alunos/as com a t-shirt do projeto ConnectNatura. Fotografia Gaëlle Carvalho/Palombar.
  • Dinâmica de grupo. Fotografia Gaëlle Carvalho/Palombar.
    Dinâmica de grupo. Fotografia Gaëlle Carvalho/Palombar.