ZPE Montesinho e Nogueira

Código PTZPE0003
Área  108 011 ha
Concelhos abrangidos Bragança, Chaves, Macedo de Cavaleiros e Vinhais. Mais de metade da área do Parque Natural de Montesinho está inserida nesta ZPE.

A Zona de Proteção Especial (ZPE) Montesinho/Nogueira apresenta uma grande variedade de ecossistemas e mosaico de habitats. A sua diversidade natural foi mantida ou beneficiada pela agricultura de montanha, baseada na exploração pecuária extensiva de ovinos e bovinos, que normalmente tem contribuído para a manutenção dos valores naturais existentes.

A ZPE Montesinho/Nogueira tem uma especificidade que se caracteriza pelo contacto entre várias comunidades de avifauna e pelo bom estado de conservação dos seus ecossistemas.

Esta ZPE contribui significativamente para a manutenção de populações viáveis em Portugal, com o carácter de nidificantes, das seguintes espécies: águia-real (Aquila chrysaetos), tartaranhão-azulado (Circus cyaneus), laverca (Alauda arvensis), petinha-das-árvores (Anthus trivialis), melro-de-água (Cinclus cinclus), rabirruivo-de-testa-branca (Phoenichuros phoenichuros), chasco-comum (Oenanthe oenanthe), melro-das-rochas (Monticola saxatilis), tordo-comum (Turdus philomelos), felosa-de-Bonelli (Phylloscopus bonelli), picanço-de-dorso-ruivo (Lanius collurio), dom-fafe (Pyrrhula pyrrhula) e sombria (Emberiza hortulana).

Nesta área serão marcados 3 grifos com dispositivo GPS.